quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A Beleza do Inverno

Quem que nascendo num país tropical e ainda que não goste ou suporte o frio, não gostaria de pelo menos uma vez na vida, conhecer o inverno, o verdadeiro inverno, igual aquele dos filmes de natal?


Isso mesmo, porque  é justamente nessa época que no hemisfério norte o inverno está apenas começando . As pessoas por aqui ficam torcendo para cair neve no natal e assim garantir aquele natal tradicional e lindo.
Quem não gostaria de pelo menos uma vez na vida, abrir a janela do quarto ao acordar  e dar de cara com um mundo branquinho bem na frente do seu nariz? E que surpresa inusitada, pois ao dormir na noite anterior nada estava. Que coisa mais linda é ver os telhados das casas cobertos de neve, os carros dos vizinhos que dormiram fora todos brancos e congelantes. As árvores secas e agora sem folhas, acumulando montanhas  daquela coisinha tão branca e reluzente, fazendo seus olhos brilharem como ela.  Que gostoso é brincar na neve, fazer bonecos, esculturas e até escorregar e cair na neve no centro da cidade bem na frente de todo mundo… Sem falar na deliciosa sensação de esquiar.




E mesmo quando não tem neve, o inverno boreal é traduzido em dias cinzentos, nublados, sem sol e muito frio. O dia começa mais tarde e a noite chega mais cedo, escurecendo ainda pela tarde.  Muitas vezes carregado de ventos fortes. As árvores tão altas e fortes se veem secas, magrelas, despidas, sem folhas, porém vivas. As pessoas andando de um lado para o outro usando aqueles trajes elegantes de frio, casacos, botas, meias-calças, além dos adereços que completam o visual como chapéus, gorros, luvas, cachecols etc.
Quem não gostaria de abrir a boca, assoprar e ver uma fumaça sair  e se divertir infinitas vezes  com isso? Quem não gostaria de alimentar os pássaros junto ao um lago congelado? Entrar num café e já saber o que pedir sem mesmo olhar o cardápio: - Um chocolate quente com Chantilly, por favor!





Nesse frio todo podemos tomar aquele banho quentinho,  em alguns casos quentíssimos e sentir nossas forças renovadas! Dormir com aquele edredon grosso e macio que você não deseja estar em nenhum outro lugar no mundo, a não ser debaixo dessa coberta quentinha e gostosa :-)
E tem também aqueles dias de inverno em que o sol aparece e o mundo lá fora fica mais alegre e ainda mais chamativo.  Então você se arruma todo e vai dar uma volta no sol, e vê muitas pessoas nas portas, sentadas na grama, nos bancos da praça só para sentir esse solzinho na pele, no entanto o frio continua, mas esse sol esquenta a alma da gente e há alguns que até se atrevem a tirar o casaco e mais umas peças de roupas!!! Admiro e até copio esses otimistas!


Mas depois de mais de 3 anos morando aqui eu entendo (e só agora) entendo perfeitamente o que é ficar no sol, relaxar no sol, pegar um sol, apreciar o sol, ir atrás do sol… O sol não deixa de ser maravilhoso, e por mais que eu só o evitasse desde que cheguei aqui, hoje eu vejo de forma diferente. As pessoas não entendem porque eu nascida  num país tropical não queria ficar horas no sol como eles (risos). E eles nunca vão entender por mais que eu explique… Parece não fazer senso para eles, só sentindo na pele para entender…
Mas o sol, o sol é tudo de bom é vitamina D, é cálcio para os ossos, ele também se estende a nossa áerea psiquica estimulando o bom humor e jogando para a fora tudo o que nos deprime e oprime.  O sol nos proporciona sensação de relaxamento e até ajuda no sistema circulatório. Mas nos lugares em que o sol é abundante em todos os dias do ano, é preciso tomar cuidado e observer os horários em que a luz solar transmite os raios mais brandos do dia.  

Mas enquanto o sol chega de vez por aqui, ele vai e volta timidamente durante o inverno, tão lindo e sublime, enfeitando e embelezando ainda mais o inverno.



                                                                               
                                                                                                    Nay Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário